quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ser feliz é tudo o que se quer

Ser feliz todos os dias é possível?
2014 terminou, sendo agora uma excelente ocasião para avaliarmos tudo o que fizemos e o que deixamos de fazer para que atingíssemos o objetivo maior de nossas vidas: a felicidade!
Muitos dizem que felicidade é um “estado de espírito ou do espírito”, outros que a felicidade é composta por momentos felizes. 
Os mais pessimistas não conseguem enxergar a felicidade, colocando no outro a culpa ou a responsabilidade pelo não atingimento dela.
Não conseguem perceber a beleza que existe no dia que amanhece; nublado ou com muito sol ele está lá, prontinho para ser vivido da melhor maneira possível.
Ouvimos ou mesmo nos pegamos falando que só encontraremos a felicidade quando o dinheiro fizer parte do nosso dia-a-dia, quando conseguirmos comprar o carro do ano, quando fizermos a viagem de nossos sonhos, quando encontrarmos o amor ou então quando aposentarmos.
Mero engano!
Nada disso fará com que nos sintamos felizes se realmente não buscarmos conquistar, a cada segundo de nossas vidas, a fé e a certeza que o universo só nos reserva o melhor de tudo e que nós mesmo é que fazemos as nossas escolhas.
Não dá para culparmos o outro por nossa infelicidade, pelo peso desnecessário que carregamos em nossos ombros em nome do “ter algo”, esquecendo-nos do “ser alguém”.
Nossa felicidade nós mesmos conquistamos, não dependendo de nada ou de ninguém para que ela aconteça.
Ela deve exalar por cada poro de nosso corpo, deve ter o aroma de “quero mais”, deve ser inaugurada todos os dias, pelo simples fato de estarmos vivos.
Início de ano é tempo de recomeço...
Aproveitemos essa fase introspectiva para nos tornarmos pessoas melhores, seres humanos realmente humanos.
Estamos vivendo um momento novo, de encontro e reencontro com ´” eu” interior, como nossos amores e desamores, com nossas paixões e acalentos.
Que possamos realiza-lo com maestria, sem medos ou pudores.
A reflexão é necessária para que pontuemos o que queremos, como queremos, porque queremos e o que esperamos do novo ano, lembrando sempre que os dias e meses passam sem a nossa intervenção. São apenas uma sequência numérica no calendário que adotamos.
A mudança real só acontecerá se nós nos mudarmos, nos transformarmos, nos reinventarmos. Nada acontece por acaso, tudo tem o seu propósito e consequência.
Ser feliz deve ser um sentimento despreocupado que ocorre naturalmente.
Não há outro jeito: “ser feliz é tudo o que se quer”.
Então que estejamos e sejamos muito mais atentos ao caminhar de nossos dias, de nossas vontades e naturalmente a felicidade fará morada em nossas vidas.
Selma Serrano Amaral
Mestre em Recursos Humanos e Planejamento.

Nenhum comentário: