Engraçado que o título até rimou!!
Hoje ouvi, por diversas vezes em telejornais, que está se comemorando a “Semana Global do Empreendedorismo”. Um movimento que acontece desde 2007 e tem como foco o fortalecer e disciminar a cultura empreendedora, ligando, capacitando e inspirando pessoas a empreender.
Mas o que realmente é o empreender?
Busquei na web uma explicação:
“criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro. Transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade, ter ideias inovadoras e desafiadoras.
Capacidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com habilidade e criatividade. Ter a visão de dono”.
Achei muito interessante essa explicação e pensei em quais áreas da economia poderia ser aplicada.
Veio a inspiração: deve ser aplicada em uma atividade econômica que se desenvolve de forma a beneficiar tanto os grandes como os médios e pequenos investimentos: “a atividade turística”.
Por mais que não viajemos, a atividade acontece em diversas localidades e se utiliza de diversos segmentos da economia.
Exemplifica-se algumas: bares, restaurantes, lojas, hotéis, transportadoras, etc.
Foi mencionado apenas médios e grandes investimentos. Com o turismo isso vai bem mais além,
O artesão, o quiosqueiro, o carrinho de lanche que fica na faixa de areia da praia, as confecções de roupas da estação, entre outras.
Empreender, como explicado anteriormente, acontece também para quem já tem seu próprio negócio, sendo apenas necessário a mudança na forma de administrá-lo.
Vamos utilizar como exemplo para se empreender em um pequeno negócio, os quiosques da orla.
Quais ações poderiam ser utilizadas para que ele tivesse um melhor desempenho e como consequência aumentar sua produtividade e lucro, gerando mais empregos e impostos. Todos ganhariam.
Percebe-se que ao se utilizar desses serviços, que realmente é necessária uma nova forma de enxergar esse tipo de empresa. Que ela não é a extensão da cozinha da casa de seu proprietário.
Seria interessante implementar, por exemplo, lanches típicos de cada região, primar pela limpeza e higiene do espaço interno e externo do local, atendimento de e com qualidade ou excelência na prestação de serviços, cuidado com o meio ambiente em que está inserido; pois além de ser uma obrigação de cada um de nós, muitos turistas só utilizam-se de equipamentos que trabalham de forma harmoniosa com a natureza, tais como: armazenamento e descarte correto de resíduos líquidos e sólidos (não dá para jogar o óleo da fritura na areia, como comumente se vê), treinamento de mão-de-obra local, utilização de materiais que não agridam a natureza(biodegradáveis).
São inúmeras as possibilidades de se empreender no exemplo utilizado. Pena não dar para se mencionar todas, até mesmo porque já seria uma consultoria.
Basta a utilização da criatividade, de conhecimento do negócio, novas tecnologias e foco em querer transformar sua empresa numa empresa lucrativa.
O Turismo proporciona o empreender nos variados segmentos que fazem parte da hospitalidade, do bem receber.
Comemore a “Semana Global do Empreendedorismo”, não apenas ouvindo ações distantes.
Empreenda também e atinja os objetivos propostos para o seu negócio.
O verão está aí, sucesso!
Profª Me. Selma Serrano Amaral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário