quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Verão, praia e lixo

A estação mais quente do ano está chegando e com ela os turistas e moradores de 2ª residência.
Nesta época do ano, nossa Região tem sua população triplicada e em consequência a produção de resíduos sólidos (lixo) também.
Se cada um pensar: “é só uma latinha de cerveja” ou “é só uma ponta de cigarro”, teremos no final de cada dia centenas de quilos de latinhas e de pontas de cigarros. Isso se a limpeza pública conseguir coletar todas. Muitas ficarão pelas ruas e praias.
Sabe quanto tempo leva para se decompor no meio ambiente uma latinha de cerveja ou de refrigerante? Em média sua decomposição acontece entre 100 a 500 anos. A ponta de cigarro leva em torno de dois anos.
Isso sem se contar outros tipos de resíduos como alimentos que são consumidos nas praias, um dos principais pontos procurados pelos turistas e visitantes.
Muita gente pensa e só dá atenção quando o tema é abordado por documentários veiculados pela televisão ou quando ativistas se manifestam e ainda são “taxados” de loucos anarquistas.
Grande engano!
O meio ambiente é o todo onde vivemos.
Não dá para jogar lixo fora do Planeta Terra, como muitas vezes assistimos em desenhos animados. O lixo produzido tem que conviver com cada um de nós, mesmo que o coloquemos em sacos em nossa porta, para algum lugar ele será destinado e muitas vezes de forma incorreta.
Vamos falar mais especificamente dos resíduos produzidos nas praias.
Você já viu o amontoado de lixo que fica no final de um dia de sol?
É assombroso!
Se cada um tivesse a consciência de acondiciona-lo de forma correta e fiscalizasse sua destinação final, com certeza o meio ambiente agradeceria retribuindo com água do mar mais limpa, com espécies marinhas em comunhão com uma vida mais saudável para todos.
Os comerciantes que possuem carrinhos de lanches ou quiosques na areia ou na orla, também devem ter essa consciência de que seu ganha pão de cada dia precisa de um local saudável. Caso contrário ficará a “ver navios” literalmente.
A cidadania também está contida em se saber conservar e preservar a natureza; pois ela vive muito bem sem o ser humano, mas ele não vive muito tempo sem ela.
Vamos fazer da temporada 2014/2015, um exemplo de cidadania também no que se refere ao lixo produzido nas praias.

Profª. Me. Selma Serrano Amaral

Nenhum comentário: